domingo, 12 de junho de 2011

Promessa é dívida



Promessa é dívida. Há vários meses venho protelando o início de um blog prometido à minha adorável esposa: - Meu amor, dizia ela, faça um “ blog”, é tão legal interagir com as pessoas, trocar ideias, assim nós poderemos ter mais um assunto para conversar... Não sei bem o motivo, talvez por medo de adentrar nesse mundo virtual, ou por preguiça mesmo, sei lá... só sei que chegou a hora – é dia dos namorados e não posso passar de hoje, é o meu presente para ela. 
                                                                                           
Mas blog sobre o quê? Decidi então trilhar o caminho da Física, pois assim vou aliar o útil ao agradável, acrescentando seus fundamentos e teorias no nosso dia a dia, no relacionamento entre as pessoas e no aprimoramento do auto-conhecimento.

Resolvi então dar o primeiro passo! Conforme Platão: “Uma longa caminhada se inicia com o primeiro passo”. Terei como base os princípios da Física, desde a Lei da Inércia até as novas teorias, como a da Relatividade e a do Caos. Vou-me fazer pela Lei da Inércia, primeiramente, pois é dela que se deve dar a continuidade dos textos.

A lei da Inércia iniciou-se no final do século XVI, quando Galileu Galilei, físico italiano, estudava o movimento de um objeto descendo um plano inclinado. Contrariamente ao pensamento da época, baseado em ideias religiosas e de Aristóteles, Galileu demonstrou que a inércia é uma propriedade do corpo de oferecer resistência à modificação de seu estado de movimento.

Temos essa lei intrínseca em nosso modo de agir, o medo da descoberta nos faz permanecer estáticos, enquanto o entusiasmo de buscar caminhos mais práticos e suaves nos leva a movimentos incessantes, contínuos. Como um botão de rosa que aguarda o momento certo de desabrochar, tudo tem seu tempo. Permanecer em repouso também é importante: espreguiçar-se, esperar, meditar, cuidar-se. A força que irá modificar esse estado de letargia não marca hora, poderá vir a qualquer momento, como uma onda inspiradora. Daí, o movimento se inicia e toma forma. E para manter esse estado já não precisa de força, mas tão somente de fluidez, de um espaço a percorrer, sem atrito...

É claro que tudo pode acontecer após a partida, vamos aguardar os próximos passos!

Não quero me alongar por hoje, como eu disse, é apenas o pontapé inicial. Aliás, como é difícil escrever, ufa!

22 comentários:

  1. Ah, meu amor!

    Que lindo que ficou!! Esse é melhor presente do dia dos namorados!! Nem acreditava mais que seu blog existiria algum dia...

    Que sua caminhada aqui no blogger seja agradável e divertida e que seus escritos sejam tomados por essa onda inspiradora capaz de fazer as palavras percorrerem com fluidez e movimento...

    Te amo tanto!

    Mil beijos e carinhos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Alex, bem-vindo à blogosfera. Sou um Matemático que ama Literatura, e como não poderia deixar de ser, tenho também muita afinidade com a Física. Tenho certeza que o "Caleidoscópio" fará grande sucesso trazendo-nos muito conhecimento.
    Ah, sou fã incondicional do Inquietude e tenho muita aproximação com o sul de Minas, pois já morei em Ouro Fino.
    Um grande e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bem vindo Alex a blogsfera....

    seu ponta pé inicial foi certeiro....todos nós temos uma certa dificuldade com o desconhecido...com o novo...seu momento chegou...com certeza vc tará boas surpresas...

    meu carinho...

    Zil

    ResponderExcluir
  4. Oi Alex, a pedido da Livinha, de quem gosto muito, vim te conhecer...e que legal o assunto que abordou...Escrever é difícil? Te respondo sem medo de errar: escrever se aprende no exercício diário da escrita! Bem vindo ao mundo blogueiro! Muita escrita e muita inspiração pra nós todos! Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Olá Alex
    Espero que goste da experiência. É sempre bom conhecer e interagir com pessoas de lugares diferentes. Sucesso para o blog.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Alex! Sou da blogosfera à mais de um ano e por aqui conheci a Lívia! Olha, de física eu não entendo nada, mas de blog...eu adoro... Seja bem vindo, adorei o nome e o visual do blog. Já li que uma vez vc construiu um caleidoscópio, a Lívia adorou aquele e tenho certeza que desse aqui ela tbm vai gostar. abraços

    ResponderExcluir
  7. Bem-vindo, Alex!
    adorei a proposta da articulação da física ao nosso cotidiano!

    Boa semana, e que a inércia não nos consuma.

    ResponderExcluir
  8. Seja bem vindo Alex.

    A inércia é que nos transforma em seres tão estáticos a ponto de não tomar decisões, e portanto perder-nos na vida.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  9. Bem-vindo Alex! Gosto muito do blog da sua mulher e vou seguir o seu! Espero que goste da blogosfera, é uma maneira ótima de interagir, conhecer outras formas de pensar!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Olá Alex! Eu sou a Fernanda, mais conhecida pelo nick de Ná e amiga da tua doce Lívia!

    Sou portuguesa e das chatas :)
    Para começar não concordo com o acordo ortográfico (não vás esperar que eu comece a escrever doutra forma diversa daquela que aprendi e ensinei) ... e ainda, muito pior ainda, detesto física :(
    Parece que começamos mal, mas não te assustes, isto sou eu a falar sem rodeios nem meios termos, tal e qual como sou, a Lívia sabe e sempre nos demos bem, contigo não será diferente.

    Alex, gostei demais desta prenda dum namorado que só pode estar apaixonado pela sua doce menina.
    Olha que o meu marido (há 35 anos) abriu um Blog mas não por mim.
    Se o fez, foi porque também achava que eu PERDIA demasiado tempo com o meu e quis saber porquê.
    O facto é que ele nem 1/10 do seu tempo perde com ele :)
    Ele é mais fotografia, viola, BTT e depois o resto.
    Queres conhece-lo, vai aqui http://assime.wordpress.com
    Podes gostar das suas fotos, sei que sim.

    Voltarei, podes estar certo.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Oi,Alex!Inércia me lembra andar de ônibus,principalmente quando ele dá aquela freada brusca.Física não é minha praia,mas com certeza ela está presente em nosso dia-a-dia.E com certeza nós somos seres inertes adoramos ficar acmodados,mas a agitação e mudança também fazem parte da caminhada...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. passando pra saber como vai indo nosso mais novo blogueiro...

    espero que esteja tudo bem...e que belo presente heim Alex?????

    bjo!

    Zil

    ResponderExcluir
  13. ADOREI SEU BLOG.
    seja-bem-vindo ao mundo dos bloqueiros
    Passe no meu.aventurainterior.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Alex!

    Acabei de ler o seu comentário e desculpe mas ri-me um bom bocado !!!
    O meu "nick name" é NÁ, amigo, de FerNAnda.
    Desculpe essa mania minha do Inglês, mas é mesmo defeito de profissão que virou quase fobia.
    Vou tentar usar cada vez menos inglesinhos para não confundir ninguém.

    Sei que é um facto que a física está no nosso quotidiano, mas sempre tive uma alergia ao seu estudo.
    Sou de Letras. Está tudo dito, mas como já disse previamente, isso não será impedimento para um bom relacionamento entre nós.
    Se é o maridão da Lívia, só pode ser boa gente.

    Ciao
    Até breve
    Bj.

    ResponderExcluir
  15. Alex,

    Seja bem vindo ao nosso Mundo!

    o importante dos blog é que rodam o planeta.

    Um Abraço,

    Amigo!

    ResponderExcluir
  16. Ah, meu pai! Física foi o meu maior pesadelo no ensino médio. É, mas adorei a forma com que você colocou isso aqui. Interessante. O medo da descoberta, o medo do novo, o medo do fracasso, tudo isso nos deixa inertes. Nem te conto onde essa inércia causada pelo medo do fracasso me fez parar. Bem, o importante é que como você nesse blog, estou dando os meus primeiros passos para uma coisa nova, a descoberta para um novo mundo.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Novo blogueiro, bem vindo ao mundo virtual. Esse negócio de blog é pegaso, depois que agente começa não quer mais parar; mas vou de dar uma dica; não faça um blog seguimentado; nem todos gostam, blogs deve abordar todos os assuntos, de preferencia com seriedade e responsabilidade.

    Confesso que estou aqui através de uma indicação da sua esposa lá no Inquietude...Mas, pode ter certeza, voltarei aqui outras vezes.

    Abraço e boa sorte na nova tarefa

    ResponderExcluir
  18. O mito de Adão e Eva, isso antes do “pecado” enquanto no paraíso, é uma imagem simbólica de um estágio primitivo original, onde não somos capazes de identificar quais conteúdos nos pertencem e quais são propriedades do outro, porque o outro, inexiste, é como um continuum de nós mesmos. Nesse estágio, o inconsciente é soberano.
    E nesse relacionamento com o inconsciente, todos aqueles conteúdos que não conseguimos acessar, mas que lá se encontram, sofrem um processo de tentativa de busca de reconhecimento através de um mecanismo inconsciente chamado projeção.
    Esse é um mecanismo automático, pelo qual os processos de nosso inconsciente, são percebidos nos outros e não em nós, eles ilusoriamente lhes pertencem.
    Freud foi quem primeiro utilizou o termo projeção. Depois dele, Jung, só que reinterpretado.

    Para ele, a projeção é um fenômeno psicológico verificável, e a principio no cotidiano de todas as pessoas.

    Estamos sujeitos em nossas concepções acerca de outras pessoas e circunstâncias, a erros freqüentes de julgamentos.
    Uma transferência inconsciente onde involuntariamente a pessoa transfere um fato psíquico e subjetivo para um objeto exterior. E vê nesse objeto, alguma coisa que na verdade ele não possui, ou que se possui, só que em menor intensidade.

    E seguimos, vida afora, formulamos conceitos errados ou critérios de julgamento errados, sejam eles positivos ou negativos, em relação a uma pessoa ou uma idéia, só que inconsciente, aquele que gera as projeções também se esforça no sentido de corrigi-las, é como um fator interno no indivíduo, que faz com que ele corrija de tempos em tempos, a sua imagem de realidade.
    O fato é que, acabamos projetando de maneira destemida e ingênua, nossa própria psicologia sobre os semelhantes.
    Conseguimos, assim, uma série de relacionamentos mais ou menos imaginários que se apóiam em tais projeções.

    E é na esfera afetiva que nossas projeções alçam vôos mais altos





    Esse pensar nada romântico, baseia-se num fato real: -

    ......todos NÓS projetamos.

    ResponderExcluir
  19. Viu só, Alex? Bastou um empurrãozinho de sua esposa e voce saiu da inércia. E com muita classe! Gostei muito. Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Alex,

    Seja muitíssimo bem-vindo à blogosfera. Confesso que, quando entrei nesse universo, também estava um tanto reticente e cético quanto à utilidade, validade e, até mesmo, idoneidade desse meio. A Lívia, inclusive, com seus textos, comentários, cultura, inteligência, integridade e sensibilidade, foi uma das pessoas responsáveis pela minha adaptação por aqui.

    Agora, com a pequena experiência de quase um ano de blog, posso dizer que não me arrependo em absolutamente nada por ter entrado nessa tal de blogosfera e, sobretudo, por tê-la deixado entrar em mim, nos meus hábitos, no meu cotidiano, nos meus pensamentos... enfim, no meu "mundo interno", como costumamos chamar na psicanálise.

    Aqui, como na vida offline, com bom senso, bons critérios e bom gosto, podemos encontrar muita coisa boa, muitas pessoas com valores reais e verdadeiros que nos acrescentam muitas coisas. Nós nunca tivemos oportunidade de conversar melhor (apenas um vez, no Twitter, quando você me deu boas-vindas), mas já aguardava com boas expectativas um blog seu. Esse primeiro post começou em grande estilo, mostrando a que veio mesmo. Gostei muitíssimo da sua articulação.

    Muito boa sorte nessa empreitada. Desejo que a sua experiência na blogosfera seja tão prazerosa e proveitosa quanto tem sido pra mim.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Alex. Vim conhecê-lo e já gostei do espaço.
    Toda forma de comunicação é boa, então o blog pode ser um lugar interessante para expor ideias, filosofias, conhecimentos, ou apenas se divertir.
    Vim "atrasada", só hj li o post da Lívia e vejo que só há um post. Não acredito que escreveu este "apenas" para agradá-la, heim?
    Para "blogar" é preciso gostar, senão não sai nada. Ainda assim, mesmo gostando, há dias que o branco é total.
    Anime-se, vai encontrar gente boa por aqui!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Olá Alex!

    Estou ainda "de férias - curtindo o meu filhote", mas vim dizer-te que me fez sorrir o teu comentário, e tudo por causa do meu "nick name"...
    Mas a Lívia não tinha nada que fazer "troça", depois, ela sabe bem qual a origem do mesmo, porque já somos amigas há algum tempo...

    Volto em breve! Espero que em poucos dias esteja por aqui a saudar todos os amigos que tanto prezo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir